Melhorias no atendimento da UBS agradam a população

O atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) Joaquim Domingues de Oliveira vem recebendo elogios da população. Com médico disponível todos os dias, farmácia para distribuição gratuita de medicamentos, instalações confortáveis, funcionários prestativos e agilidade no acolhimento entre a triagem e a clínica médica os moradores estão satisfeitos. As melhorias estão sendo implantadas nos últimos meses para UBS que atende a Vila Almeida, Vila Hermínia, Conjunto Eliel de Souza Brito, Conjunto Santo Expedito, Conjunto Silvio Frutuoso, Eugênio Tobias e Jardim Primavera.

A doméstica, Luzia Aparecida da Silva, esteve na UBS, nesta terça-feira (1º) para acompanhar o filho Ilson Marcondes, e disse que foi muito bom ter o atendimento médico perto de onde mora. ?Antes era bem mais difícil, porque tinha que perder muito tempo para ter que ir até o centro e também era perigoso sair cedo de casa para pegar ficha, agora consigo atendimento aqui perto de casa, a médica está aqui ?direto? e atende muito bem, muito atenciosa?.

A enfermeira responsável, Katia do Carmo Ito Bianconi, informou que a doutora Lucilene Fagundes da Silva Martins, contratada pelo concurso, está atendendo todos os dias e nos dois períodos (manhã e tarde), realizando uma média de 350 consultas por mês. A UBS também presta serviços de curativos, inalação, testes rápidos de HIV, hepatites B e C, sífilis, exames preventivos e conta agora também com a farmácia. ?Procuramos fazer o possível para atender a população de forma que não precisem se deslocar até o Posto Central, somente em casos em que a médica avalia a necessidade de procurar um tratamento mais especializado, o paciente precisa ir até o centro para agendar o atendimento disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em outros municípios?, explicou Katia.

A dona de casa Hilda Maria Mendes Faria também afirmou estar muito satisfeita com o atendimento que considera muito bom e facilitou sua vida. ?O atendimento é muito bom porque a médica conversa bastante com a gente, eu venho sempre para medir minha pressão e pegar meus remédios e sou bem atendida?.

A UBS presta serviços do Programa Saúde da Família, fazendo o acompanhamento dos pacientes em visitas domiciliares e segundo a enfermeira Katia é feito também um acompanhamento com os internos do Lar dos Idosos São Vicente de Paula, saúde do trabalhador e acompanhamentos de oxigênioterapia. ?Além das visitas das agentes de saúde nos bairros nossa equipe vai uma vez por mês no Lar e atendemos todos os internos fazendo uma avaliação completa?, esclareceu.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Vanderlene Silveira de Rezende, cinco médicos aprovados no concurso foram contratados para reforçar a equipe de saúde. ?Com as contratações autorizadas nesse ano pelo prefeito Wagner Martins foi possível destinar um profissional para atender esta UBS nos dois períodos, isso desafogou o atendimento, garantindo que os pacientes possam ser atendidos pela médica sem ter que esperar muito e sem precisar se deslocar até o Posto Central. A outra medida que o prefeito autorizou a implementação foi a farmácia na UBS, com o atendimento do farmacêutico, que controla a distribuição dos remédios e facilita a vida da população?, explicou.

(03/08/2017)

Última modificação em 04/08/2017 00:00:00