ENCONTRO DOS MUNICÍPIOS

O secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Ratinho Júnior, prestigiou o evento

Ribeirão do Pinhal sediou nesta quinta-feira (22) e sexta-feira (23) o 1º Encontro dos Municípios do Norte Central e Pioneiro do Paraná. O evento realizado no Centro Cultural José Martins Sobrinho, teve o objetivo de debater alternativas que contribuem com a gestão pública garantindo a melhoria na arrecadação e uma administração mais eficiente.

A abertura oficial na quinta-feira contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedu), Carlos Roberto Massa Junior, mais conhecido como, Ratinho Jr, que falou sobre a estrutura da secretaria para colaborar com os municípios. “Temos R$ 400 milhões em caixa, mas os prefeitos precisam nos trazer seus projetos de revitalizações, pavimentação e acessibilidade. Vamos melhorar o país começando na boa gestão dos municípios”, ressaltou.

O ex-prefeito de Barracão e consultor da CNM, Joarez Lima Henrichs, esteve presente no evento para apresentar as conquistas da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e medidas viáveis para aumento da arrecadação. O representante do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), Roberto Alves Pinheiro, participou explanando sobre o Sistema de Informações Municipais - Acompanhamento Mensal (SIM-AM), um sistema que visa dar agilidade ao processo de preparação dos dados e de sistematização na coleta de informações necessárias ao exercício do controle externo na área municipal, e estas informações irão compor a Prestação de Contas Anual.

Para o presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) e prefeito de Ribeirão Claro, Mário Augusto Pereira, a iniciativa muito deve contribuir para administração. “Essa oportunidade é muito importante, pois nossos técnicos levarão novidades e soluções para o trabalho que vai contribuir para nossos municípios”, ressaltou.

O presidente da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) e prefeito de Cornélio Procópio, Amim Hannouche, parabenizou ao prefeito anfitrião, que já nesse início de mandato se preocupou em trazer inovações para região. “A sociedade está se organizando para cobrar dos gestores e isso é muito positivo, mas temos que ficar atentos para fazer um mandato cada vez mais técnico e especializado. O prefeito Wagner está de parabéns porque trouxe essa oportunidade não só aos prefeitos, mas também aos servidores que fazem o trabalho e não tem como o gestor controlar todas as ações, estar preparado é fundamental, pois se alguém erra é o gestor que paga”,

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí e prefeito de Apucarana, Carlos Alberto Gebrim Preto, o Beto Preto, apresentou medidas que colocou em ação no município e proporcionaram o aumento na arrecadação e conquistas em diversas áreas. Beto Preto também ressaltou a importância da parceria com a Confederação Nacional dos Municípios para reverter às dificuldades da gestão municipal.

O prefeito anfitrião Wagner Martins agradeceu a presença do secretário da Sedu, dos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e assessores. Também destacou a necessidade de mudanças para melhorar a gestão. “Para fazer uma administração pública com seriedade às prefeituras precisam de gestores e servidores capacitados, por isso fizemos questão de trazer essa oportunidade para nossa região. Agradeço a todos que confiaram em nossa proposta e compareceram para esse importante encontro”, afirmou Martins.

Também prestigiaram o evento o vice-prefeito de Ribeirão do Pinhal, Cássio Badaró da Silveira Pinto; os vereadores de Ribeirão do Pinhal, Pedro Renildo Otávio e Emerson Gonçalves de Oliveira; o chefe de gabinete Eneucino Iel; o prefeito de Sertaneja Jamison Donizete da Silva; o prefeito de Guapirama Pedro de Oliveira; o prefeito de Abatiá Nelson Garcia; prefeito de Santo Antonio da Platina, José Coelho da Silva Neto; o prefeito de Itambaracá, Carlos César de Carvalho; o prefeito de Jundiaí do Sul, Eclair Rauen; o prefeito de Santana do Itararé, Joas Michetti, o vice-prefeito de Quatiguá, Josué de Pádua Mello; o vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior; o presidente da Câmara de Nova Fátima, Márcio Santos; o chefe de gabinete de Bandeirantes, Wilson Aparecido de Souza; e representando o deputado Federal Diego Garcia, Tatiane Aparecida Pereira de Souza.

________

Priscila Dutra - assessoria de comunicação