Recuperação das ruas

A equipe da Secretaria de Obras de Ribeirão do Pinhal está fazendo o trabalho de recuperação das ruas da área urbana que em que a pavimentação era antiga e apresentava alto grau de desgaste e deformação. Desde o início do ano estão sendo feitos recapes nos pontos mais críticos e nesse mês de junho a Secretaria de Obras iniciou a revitalização das principais ruas da cidade com o caminhão da micropavimentação e deve recuperar nessa primeira etapa cerca de 22 mil m².

Esse trabalho faz parte da parceria da Prefeitura com o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Território Nordeste do Paraná (Codenop), que utiliza o micropavimento, uma solução moderna, mais barata e eficiente que o método tradicional. O Consórcio cedeu o caminhão e funcionários para operar o equipamento e os funcionários da Prefeitura cuidaram da limpeza e acabamento.

Em Ribeirão do Pinhal o caminhão da micropavimentação já fez as ruas Paraná, Minas Gerais, Antonio Rogério Rosa, Raul Curupaná e Espírito Santo. Segundo o secretário de obras e serviços públicos, Daniel Vicente de Oliveira, essa primeira etapa da micropavimentação era para recuperar os pontos mais urgentes e testar o material. Já há um projeto em tramitação para o recape asfáltico de mais 90 mil m².

Este tipo de massa asfáltica é utilizado como forma de conservação ou tratamento da superfície do pavimento já existente, resultando no "rejuvenescimento" das ruas e tem uma norma específica elaborada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), aplicando um revestimento asfáltico a frio que utiliza emulsão modificada por polímero.

O prefeito Wagner Martins ressalta a preocupação para resolver o problema sem estourar o orçamento. "Sabemos que grande parte de nossas ruas precisam de revitalização e nosso objetivo é recuperá-las por meio de uma solução mais efetiva e que esteja dentro do nosso orçamento, para proporcionar maior segurança no trânsito de nossa cidade", explicou.

Priscila Dutra - assessoria de comunicação

(14/06/2017)