CADASTRO BIOMÉTRICO ABAIXO DO ESPERADO

Com cerca de 15 dias do início do cadastramento biométrico dos municípios de Ribeirão do Pinhal, Abatiá e Jundiaí do Sul, a equipe do Fórum Eleitoral realizou aproximadamente 4 mil atendimentos. Isso representa um percentual de 20% dos 20 mil eleitores dos três municípios que fazem parte da zona eleitoral 082. De acordo com o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), Luiz Taro Oyama, o número é considerado baixo, considerando a estrutura disponível para receber a comunidade. “Estamos preparados para atender cerca de 450 pessoas por dia, mas a média não ultrapassa as 300 pessoas por dia, isso é preocupante porque pode refletir num acumulo de pessoas procurando o Fórum Eleitoral quando se aproximar o encerramento do prazo”, ressaltou Oyama.

Para buscar alternativas que melhorem a divulgação e ampliem a mobilização dos eleitores foi realizada uma reunião com os gestores dos municípios. Estiveram presentes o vice-presidente e corregedor do TRE-PR, Luiz Taro Oyama, o Promotor de Justiça José Paulo Montesino Gomes da Silva, o juiz eleitoral Julio Cesar Vicentini, o prefeito de Abatiá, Nelson Garcia Junior, o prefeito de Jundiaí do Sul Eclair Rauen e o vice-prefeito Joel Barbosa Vieira, o chefe de gabinete representando o prefeito de Ribeirão do Pinhal, Eneucino Iel, e a chefe de cartório Renata Ferracin de Oliveira.

O cadastramento biométrico vai até 07 de julho. As pessoas que perderem o prazo terão o Título de Eleitor cancelado, ficando privadas de alguns direitos civis, tais como, prestar concurso público, matricular-se em instituição de ensino superior, fazer passaporte e conseguir financiamentos bancários. Os eleitores com títulos cancelados também podem ter restrições em documentos e cadastros que dependam do título eleitoral, como o CPF.

Por isso, a orientação é que todos compareçam no Fórum Eleitoral, assim o município não perderá a representatividade eleitoral e o cidadão não fique impossibilitado em conseguir exercer seus direitos. As pessoas que ainda não fizeram o recadastramento devem procurar o Fórum Eleitoral da cidade de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, na rua Synésio Andrade Borges, 565, localizado atrás da Escola Estadual Ruth Martinez Corrêa, portando os seguintes documentos pessoais: documento de identidade com foto (RG, carteira de motorista, passaporte), o título de eleitor e um comprovante de residência dos últimos três meses.

Para dar conta da demanda, o Fórum Eleitoral está com mais funcionários e o atendimento está sendo feito em horário especial, sem pausa para almoço. Também será programado um dia de plantão no sábado, que será divulgado em breve.

Última modificação em 18/05/2017 00:00:00