Ribeirão do Pinhal realiza Campanha do Lixo Eletrônico

A Prefeitura de Ribeirão do Pinhal por meio da secretaria municipal de agricultura e meio ambiente realiza nesse sábado (06) a primeira campanha de coleta de lixo eletrônico, na praça Erasmo Cordeiro, das 9h às 16h.

A campanha, promovida em parceria com a ONG E-LIXO de Londrina e com o Lions Club de Ribeirão do Pinhal, visa recolher um tipo de lixo que muitas vezes é descartado de maneira inadequada. O lixo eletrônico possui materiais pesados, que podem prejudicar a saúde humana, além de poluir o meio ambiente.

A população, comerciantes e entidades podem encaminhar para campanha equipamentos como: aparelhos de DVD, Fax, aparelho de som, controles, aquecedores, ar condicionado, bateria de celular, cabos, caixas de som, carregadores, CD-Rom, celulares, centrais telefônicas, chapinhas, computadores, placa mãe, conectores, copiadores, CPU, disco rígido / HD, estabilizadores, eletrodomésticos, fios, fontes, impressoras, máquinas fotográficas, memórias, modem, monitor CTR e LCD, mouse, nobreaks, notebooks, pen drives e similares. Pilhas comuns e lâmpadas não serão aceitos na coleta.

O prefeito Wagner Martins afirma que essa campanha demonstra o quanto a Prefeitura se preocupa com a questão ambiental. “Com o avanço tecnológico os eletrônicos se tornam obsoletos rapidamente, acabando por ficar acumulados em nossas casas e escritórios sem saber o que fazer com eles, até mesmo aqui na prefeitura existem diversos equipamentos como esses. Por isso pensamos em promover uma campanha que recolha esses materiais e providencie a reciclagem que é extremamente importante para evitar a contaminação dos recursos naturais com esse lixo altamente poluente”.

A atual gestão também buscou uma empresa que recolhesse e desse a destinação correta às lâmpadas fluorescentes, acumuladas por muitos anos em um depósito da prefeitura. Segundo o secretário municipal de agricultura e meio ambiente, Alcídio Balduíno de Souza Junior, foram cerca de duas mil lâmpadas que representavam um grande problema, mas que com a iniciativa foi resolvido.

Priscila Dutra – assessoria de comunicação

(04/05/2017)