Campanha de vacinação começou nessa segunda-feira

A Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão do Pinhal começou nessa segunda-feira (17) com a Campanha de Vacinação contra Influenza, e a imunização prossegue até 26 de maio.

A Campanha que é Nacional traz uma norma estabelecida pelo Ministério da Saúde, de imunizar 90% de cada grupo alvo da doença. Em Ribeirão do Pinhal a meta é imunizar cerca de quatro mil pessoas.

Devem ser imunizadas as pessoas a partir de 60 anos, as gestantes, as puérperas (com até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), população indígena, pessoas privadas de liberdade (também adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas), os funcionários do sistema prisional e os profissionais de saúde do município. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.

Neste ano o Ministério da Saúde determinou que os professores, das redes pública e privada, devem receber a vacina. Em Ribeirão do Pinhal cerca de 200 educadores serão imunizados. Segundo a enfermeira Joice Strombeck Vaz no sábado (08) foi feita uma primeira mobilização para vacinar os professores e profissionais da saúde, mas nem todos compareceram. “Abrimos no sábado para vacinar os professores e os profissionais de saúde para reduzir o tumulto e o tempo de espera para vacinação, mas não foram todos que vieram, mas estaremos à disposição para vaciná-los”, informou Joice.

A vacina estará disponível na Unidade de Saúde da Família “José Antonio de Moraes”, na rua Espírito Santo, próximo ao pátio da prefeitura. O atendimento à população ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. No dia 13 de maio será o Dia D de Mobilização Nacional, com atendimento ao público-alvo da campanha na Unidade de Saúde da Família, das 8h às 17h. Nessa quarta-feira (19) serão imunizados os participantes do grupo da Melhor Idade, no ginásio de esportes.

A costureira aposentada, Mercedes Gati Santiago, 70 anos, fez questão de tomar a vacina já no primeiro dia da campanha. “Eu tomo a vacina todos os anos, desde que começou, e acho que vale muito a pena porque a muitos anos não sei o que é ter uma gripe”, disse satisfeita.

A vacina pode ser administrada com qualquer intervalo e de forma simultânea com outras vacinas e medicamentos, sendo contraindicada para pessoas que apresentaram reação anafilática em dose anterior ou reações alérgicas graves ao ovo de galinha ou seus derivados.

Para receber a vacina é necessário estar munido do Cartão de Vacinação e, no caso dos idosos, também da Carteira de Identidade. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais precisarão levar também uma prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina. Já os professores das escolas públicas e privadas que estão em sala de aula deverão levar algum documento que comprove a atividade.

Priscila Dutra – assessoria de comunicação

(18/04/2017)