Ribeirão do Pinhal inicia curso Bom Negócio

O Programa Bom Negócio Paraná inicia, nessa segunda-feira (17), uma nova turma em Ribeirão do Pinhal. A prefeitura em parceria com a Fomento Paraná, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), e a Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP) promovem a terceira turma do Curso Bom Negócio Paraná 2017. A aula inaugural da capacitação aconteceu na noite da última quarta-feira (12) no Centro Cultural José Martins Sobrinho e contou com a participação de 30 inscritos. O prefeito Wagner Martins e o vice-prefeito Cássio Badaró também participaram da aula inaugural.

O curso que é gratuito tem o objetivo de melhorar a gestão de micros e pequenas empresas locais, unindo o conhecimento acadêmico ao conhecimento prático dos empreendedores. O publico alvo são empreendedores que tenham no mínimo 18 anos de idade e que tenham interesse nas áreas ofertadas e micro, pequenos, médios empresários e microempreendedores individuais (MEI), formalizados ou não.

O prefeito Wagner considera de grande importância uma capacitação como essa para a geração de emprego e renda, melhorando assim, a qualidade de vida da população. ?Eu como o Cássio queremos fomentar o espírito empreendedor com boas ideias como essa e trazer inovação e desenvolvimento para nossa cidade?.

A carga horária do curso é de 66 horas e terá duração de 15 dias úteis. O conteúdo curricular do curso será divido nos seguintes módulos: Gestão de Pessoas, Gestão de Finanças, Gestão de Negócios e Gestão de Marketing.  Os alunos precisam ter uma frequência mínima de 75% em cada módulo. Interessados ainda podem se inscrever porque o curso começa efetivamente nessa segunda-feira, basta procurar o vice-prefeito Cássio ou comparecer ao Centro Cultural antes do início do curso, às 19 horas.

Segundo o vice-prefeito Cássio além do conhecimento o programa permite aos empreendedores o acesso a financiamentos, com juros a partir de 1,26% ao mês. ?Com uma das faixas de financiamento mais baixas do país, que variam de R$ 300 a R$ 3 milhões, de acordo com a capacidade de cada empresário e com prazo de pagamento vai de 12 a 60 meses?, esclareceu.

O professor do curso de Administração e diretor do campus da UENP em Cornélio Procópio, Sergio Roberto Ferreira, explicou que essa iniciativa do governo do estado do Paraná começou em 2012, e na região é coordenada pelo campus onde ele atua. O professor apresentou uma visão geral de como será o curso e quais professores serão responsáveis por cada módulo. De maneira bem descontraída falou sobre as dificuldades dos empreendedores. ?O Sebrae registra que 50% das empresas fecham com menos de dois anos de funcionamento e isso acontece por falta de planejamento e saber controlar as contas adequadamente, separando o que da empresa e o que é da pessoa física. Infelizmente a grande maioria não faz isso e acaba se perdendo?, advertiu Ferreira.

Priscila Dutra ? assessoria de comunicação

(17/04/2017)