Balanço da Campanha contra a Dengue

A varredura realizada em toda cidade, contou no último dia com ajuda do prefeito Wagner Martins e do deputado estadual Evandro Araújo

A Campanha "Todos Contra a Dengue", promovida pela Prefeitura de Ribeirão do Pinhal, foi encerrada, na área urbana, nessa sexta-feira (24), com cerca de seis mil imóveis visitados. A ação realizada durante a última semana (de 17 à 24 de fevereiro) recolheu cerca de 30 toneladas de material reciclável e 108 toneladas de material da limpeza dos quintais, que poderiam se tornar possíveis criadouros, em todos os bairros da cidade. A finalização do mutirão contou com o apoio do deputado estadual Evandro Araújo (PSC) que em visita a Ribeirão do Pinhal fez questão de participar junto com o prefeito Wagner Martins (PHS) do trabalho de recolhimento de materiais. A campanha prossegue nos dias 03, 06 e 07 de março no distrito da Triolândia e Vila Rural.

De acordo com o prefeito o objetivo da campanha foi intensificar as ações de combate a proliferação do mosquito Aedes Aegypti - transmissor da dengue, também do zika vírus e chikungunya. Ribeirão do Pinhal apresentou em levantamento realizado em janeiro um Índice de Infestação Predial (IIP) de 2,84, sendo que o recomendado é que não ultrapasse 1,00. Esse índice equivale à relação entre o número de imóveis onde foram encontradas larvas do mosquito e o montante de residências pesquisadas. ?No ano passado tivemos somente dois casos confirmados de dengue e se tratavam de casos importados de outros municípios, mas diante do índice de infestação predial registrado pelos estudos de nossos agentes de endemias considerei importantíssimo intensificar o combate?, ressaltou Wagner.

O deputado Evandro parabenizou o prefeito e a equipe de trabalho que executou esse trabalho tão importante para combater a dengue. ?Este período de chuvas é propício para proliferação do mosquito que causa tanto mal e uma ação como esta é essencial para conscientizar a população?.

A primeira campanha do ano de 2017 de combate a Dengue de Ribeirão do Pinhal foi desenvolvida em conjunto pelas secretarias municipais da Saúde, Agricultura e Meio Ambiente, Educação e Cultura, Assistência Social; e os departamentos rodoviários e de obras, teve uma boa recepção por parte da população e um resultado positivo. O trabalho consistiu na distribuição de sacos de lixo para depositar os materiais, orientação e conscientização da população, recolhimento dos materiais de acordo com o cronograma de cada setor, palestras nas escolas municipais e centros municipais de educação infantil; e uma passeata em ritmo de marchinhas de carnaval com os participantes do grupo da Melhor Idade e alunos das escolas municipais para ajudar na conscientização, com muita descontração. ?Agradeço a todas as secretarias e funcionários que se dedicaram na realização dessa campanha, pois sem vocês esses resultados não seriam possíveis e também a toda a população de Ribeirão do Pinhal que recebeu nossos agentes, limpou seus quintais e contribuiu para proteger nossa cidade da dengue?, exaltou o prefeito.

Outro cuidado da campanha foi com relação os terrenos baldios. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente notificou 126 terrenos baldios que necessitam de limpeza. Se a solicitação de limpeza do terreno não for cumprida os proprietários poderão ser multados.

Priscila Dutra / assessoria de comunicação

(24/02/2017)